Blog
Manutenção de Máquinas Industriais
26/07/2021

Manutenção de Máquinas Industriais – 5 boas práticas para a sua indústria

A manutenção de máquinas industriais é peça-chave para a eficiência produtiva em uma indústria. Naturalmente, os equipamentos precisam ser checados para garantir que todos os componentes estão funcionando corretamente; para assim, manter a qualidade na produção e melhorar os resultados.

Isso não é novidade para ninguém, mas você sabia que a manutenção também ajuda a evitar gastos com danos e quebras?

Infelizmente, as possibilidades de depreciação das máquinas é exponencialmente maior quando elas são operadas com desvios, batidas em excesso, sem lubrificação, entre outros vários problemas que podem ser evitados com a manutenção preventiva.

Além disso, há também um outro fator muito importante quando falamos em manutenção de máquinas industriais: a segurança dos colaboradores.

Quer entender melhor sobre o assunto?

Continue a leitura!

5 ações para manutenção de máquinas industriais

Abaixo, confira 5 dicas para que a manutenção de máquinas industriais na sua empresa seja mais eficiente.

1. Mapeie o seu parque fabril

A manutenção de máquinas industriais possui várias etapas, mas todas elas dependem de um bom planejamento. Por isso, mapeie o parque fabril com informações completas sobre todos os equipamentos.

Veja o que você precisa saber:

  • Localização de cada máquina;
  • Condição atual de operação;
  • Quanto tempo ela funciona por dia;
  • Expectativa de vida útil;
  • Principais procedimentos preventivos para cada equipamento.

Mas por que isso é tão importante?

Simples: com esses dados em mãos, será mais fácil alinhar o cronograma de manutenção com a rotina de produção da sua indústria. Dessa forma, mesmo durante a atividade preventiva, você não perde a produtividade da sua empresa.

2. Respeite o calendário de manutenção de máquinas industriais

Quando falamos em manutenção industrial, lembre-se: a prevenção é sempre melhor que a correção. Executar um acompanhamento preventivo significa manter o equipamento sempre nas condições corretas para funcionamento.

Por isso, estabeleça uma rotina de manutenção preventiva, planejando reparos e vistorias periódicas, até mesmo quando não há falhas.

3. Atente-se às instruções do fabricante

Essa dica parece meio óbvia, mas muitos acabam esquecendo: siga as instruções dos fabricantes à risca! Afinal, cada máquina de sua indústria tem as suas próprias especificações, limites de tolerâncias, etc.

Reforçamos isso pois é comum empresas adotarem um tipo de manutenção padrão para todos os equipamentos. Ignorar as especificidades das máquinas é um erro que deve ser evitado a todo custo.

Sem contar com a segurança dos operadores, que também é negligenciada quando as máquinas não estão funcionando de acordo com as recomendações. O mesmo vale para as especificações do projeto de cada linha de produção.

4. Treine bem a sua equipe

Para que as máquinas funcionem corretamente, o papel humano também é essencial. Ou seja, tanto a equipe de operadores quanto os técnicos de manutenção devem ser devidamente capacitados para trabalhar com as particularidades dos equipamentos.

Erros no manuseio das máquinas, leitura equivocada de indicadores e dificuldades em reconhecer defeitos no funcionamento são alguns dos problemas que podem ser evitados com treinamentos.

5. Conte com acessórios para máquinas industriais

Você sabia que existem inúmeros produtos desenvolvidos para facilitar o dia a dia de uma indústria aqui na Tecnopeças? Temos opções que vão desde isolamento acústico e térmico, até vedação, proteção, guarnição e muito mais.

Cuide da sua indústria com a Tecnopeças

A Tecnopeças surgiu com um propósito muito claro: desenvolver peças técnicas em materiais flexíveis para diferentes segmentos industriais, como automobilístico, naval, agrícola, construção civil, eletrodoméstico e muito mais.

Contamos com equipamentos de última geração e um espaço organizado para garantir um fluxo de produção com processos rápidos e eficientes, garantindo um atendimento perfeito aos padrões de qualidade.

Atuamos no mercado nacional e também externo, exportando diretamente para Argentina, Colômbia, Chile, México, entre outros.

Procura por uma empresa parceira para ajudar no dia a dia da sua indústria?

Acabou de encontrar!