Blog
Espuma de Poliuretano
24/05/2022

Espuma de Poliuretano: 3 dicas de como usar de maneira correta.

A espuma de poliuretano é um material expandido altamente flexível que no geral é utilizado para vedação e filtragens, é claro que não são somente essas aplicações para a espuma, existem outros usos para o produto, mas para melhor explorar esses usos primeiro precisamos só estabelecer que existem três tipos de espuma de poliuretano na Tecnopeças.

Temos a espuma de poliuretano éter, que além de poliuretano também conta com uma base de poliéster e autoextinguível, ótimo para juntas de vedação, fitas, revestimentos e isolação.

A espuma de poliuretano éster também conta com uma base de poliéster, é autoextinguível porém conta com uma proteção extra contra agentes químicos. É usada para fitas, juntas de vedação, isolação e no segmento automobilístico.

O terceiro e último tipo é a espuma de poliuretano filtral éster, diferente dos outros dois tipos essa espuma é somente usada para filtragens no geral, mas sua composição é muito semelhante às outras, com uma base de poliéster, autoextinguível e uma alta resistência a agentes químicos.

Agora que já esclarecemos um pouco mais sobre o que é a espuma de poliuretano, os tipos no mercado e suas aplicações, também trouxemos para vocês algumas dicas de como usar a espuma da maneira correta. Confira as 3 dicas que separamos para você.

3 dicas de como usar de maneira correta a espuma de poliuretano

Entendendo um pouco mais sobre as aplicações e o que são, vamos te contar três dicas essenciais para usar a de maneira correta a espuma de poliuretano. Assim você aproveita 100% das qualidades do material em suas aplicações.

Dica 1: Prepare bem a superfície em que será aplicada a espuma

Antes de partirmos para aplicação, seja na vedação, isolação, filtragem ou qualquer outro tipo de uso, é importante primeiro prepararmos o local onde a espuma será usada. Certifique-se que antes de aplicar a espuma o lugar esteja limpo e úmido para receber o produto.

Se for necessário borrife um pouco de água no lugar, essa umidade ajuda no processo de cura do material. Se o local também for muito irregular e você perceber que isso vai atrapalhar a aplicação, tente nivelar a superfície e após isso pode aplicar a espuma de poliuretano sem medo.

Dica 2: Não se esqueça de agitar bem o produto

Passo muito importante para ter um produto na qualidade esperada. Agite muito bem antes de usar, assim todas as partículas da substância vão se misturar corretamente e a espuma vai sair da forma ideal.

Outro fator que não pode ser esquecido é utilizar o material correto para facilitar a aplicação, ou uma gatilho na saída do tubo ou utilizar uma pistola aplicadora – a pistola talvez seja a melhor opção pois facilita o manuseio – além disso não se esqueça de utilizar o produto de ponta cabeça, assim a espuma sai mais fácil.

Só um lembrete: as espumas não são reutilizáveis, portanto após o tempo de cura a válvula de saída acaba ficando entupida.

Dica 3: Uso de EPIs

Essa dica é mais voltada para proteção pessoal do que o uso em si da espuma, porém ainda sim é uma dica importantíssima. Faça o uso dos EPIs corretos, não abra mão de utilizar luvas e óculos de proteção, além de usar roupas apropriadas para o serviço, uma que confira maior proteção para seu corpo.

O material que as espumas são produzidas não é exatamente um material completamente tóxico para saúde, porém em contato com a pele o produto pode causar uma reação alérgica e se entrar em contato com os olhos o problema pode ser ainda maior.

Portanto, não abra mão de usar os EPIs, siga as normas estabelecidas pela ABNT sobre segurança pessoal!

Espuma de Poliuretano é na Tecnopeças

São mais de 40 anos de tradição no desenvolvimento de peças e materiais flexíveis para os mais diversos segmentos da indústria, como a automobilística, e naval, o agro, da construção civil, eletrodomésticos, entre outros.

Dispomos de toda a infraestrutura necessária para atender suas necessidades de última geração com todo o fluxo de produção organizado de tal forma que nossos processos são reconhecidos pela rapidez e eficiência.

Prezamos pela excelência no atendimento personalizado e nos mais exigentes padrões de qualidade. Por isso, atuamos em todo o território nacional e na América Latina.

Além disso, disponibilizamos a melhor espuma de poliuretano com os mais avançados processos de fabricação e especialistas qualificados para te ajudar na compra. Acesse nosso site e conheça mais sobre a Tecnopeças.