
Como funciona a vedação industrial e os tipos mais usados
No setor das indústrias, os processos de vedação industrial são fundamentais para garantir o pleno funcionamento das máquinas e do negócio como um todo. Essa é uma das formas que as empresas, dos mais variados setores, utilizam para buscar o máximo de desempenho, segurança e aproveitamento.
E para te ajudar a entender melhor como isso funciona e quais os tipos mais usados, a Tecnopeças vai mais à fundo no tema com esse artigo.
O que é e como funciona a vedação industrial?
A vedação industrial é a prática de vedar máquinas, sistemas ou dispositivos industriais. Com isso, evitam-se vazamentos de lubrificantes, água, pó, produtos químicos ou outros utilizados no dia a dia da indústria.
É por meio da vedação de máquinas que se evita o vazamento de produtos, sejam eles sólidos, líquidos, particulares ou na forma gasosa, por exemplo. Com isso, produtos nocivos não apresentam riscos para os funcionários e os necessários à produção não são desperdiçados.
Outro exemplo de atuação é evitando que esses componentes se infiltrem na própria máquina e comprometam o seu funcionamento, ou que as peças se desgastem.
A prática de vedar está presente em equipamentos como tanques ou reservatórios, tubulações, painéis, bombas, compressores, entre outros.
Quais os tipos de vedação industrial mais comuns no mercado atual?
Existem diversos tipos de vedação industrial sendo utilizados no mercado atual. Isso porque cada um desses tipos possui finalidade diferente, dependendo do equipamento em questão e do tipo de produto sendo utilizado.
Cada forma de vedação deve ser pensada levando em consideração fatores como composição química, temperatura, pressão e impacto, sejam estas tanto do maquinário quanto do produto em questão. Elas são divididas entre fixas ou estáticas e móveis ou dinâmicas.
Os exemplos mais utilizados são:
- Anéis raspadores, que atua removendo partículas abrasivas;
- Anéis de vedação, de aplicação extremamente versátil;
- Juntas de vedação, frequentemente encontradas em instalações hidráulicas e motores;
- Gaxetas de compressão, usadas em equipamentos dinâmicos ou rotativos, como bombas e válvulas;
- Diafragmas, muito usados com fluidos, gases e líquidos;
- Selos mecânicos, utilizados em equipamentos rotativos;
- Retentores, mais comumente utilizados em equipamentos rotativos;
Ainda, cada um desses modelos pode ser constituído de materiais diferentes para atuar de maneira ainda mais diversa. Por isso, é fundamental que sejam desenvolvidos de maneira específica de acordo com cada equipamento e sua função.
Produtos para Vedação industrial é com a Tecnopeças
São mais de 40 anos de tradição no desenvolvimento de peças e materiais flexíveis para os mais diversos segmentos da indústria, como a automobilística, e naval, o agro, da construção civil, eletrodomésticos, entre outros.
Dispomos de toda a infraestrutura necessária para atender suas necessidades de última geração com todo o fluxo de produção organizado de tal forma que nossos processos são reconhecidos pela rapidez e eficiência.
Prezamos pela excelência no atendimento personalizado e nos mais exigentes padrões de qualidade. E ainda, atuamos em todo o território nacional e na América Latina. Além disso, disponibilizamos diferentes produtos para tipos de vedação industrial com os mais avançados processos de fabricação e especialistas qualificados para te ajudar na compra.
Acesse nosso site, entre em contato e conheça mais sobre a Tecnopeças.